MIU entrevista: Uganga


Com 15 anos de carreira os mineiros da Uganga são referência em Trash Metal. Atração do segundo dia do Festival Goma, a banda faz um dos últimos shows antes da turnê européia em setembro. Confira a entrevista com o Marco Henriques e com o Manu.



Em janeiro a banda lançou o álbum "Vol.3: Caos Carma Conceito", que inclusive foi vinculado ao CompactoREC. Depois de 3 álbuns cheios e 15 anos de banda, qual o panorama dessa nova fase da Uganga?
Marco Henriques: Com certeza estamos em nossa melhor fase. Eu entrei na banda em 2002 mas acompanho o UGANGA desde o início e posso dizer que a banda nunca esteve tão coesa, nunca teve uma identidade sonora tão forte e também uma unidade entre os integrantes. Estamos bem focados no que queremos, os 5 integrantes tem gostos musicais bem parecidos... Enfim, estamos bem felizes com a situação atual da banda e trabalhando muito forte pra buscar cada vez mais espaço no cenário musical.

Além do Thrash Metal e Hardcore, a Uganga tem algumas passagens no Dub e Hip-Hop. Como funciona essa fusão?
Manu: O hip-hop aparece em algumas levadas vocais, diria que influência direta de bandas como Faith No More, Biohazard, Suicidal Tendencies e alguns grupos de rap mais antigos como Public Enemy e Racionais Mc´s. Já o Dub começou a vir naturalmente nas jams que fazíamos desde o início da banda, em especial nas partes lentas e pesadas. Encaramos o Dub como um irmão Jamaicano do Doom (risos)!

O que mudou no som desde o Atitude Lótus de 2003 pra cá?
Manu: Nossa muita coisa! Atitude Lótus é um disco único na nossa trajetória, onde o foco foi muito mais no hip-hop, no groove, em especial por ser outra formação na época. É possível encontrar elementos do Uganga atual naquele disco, em especial em faixas como “Prekol” e “Couro Cru”, mas é praticamente outra banda. O som que fazemos hoje remete mais ao início da banda (1993) do que a fase "Atitude Lótus" (2003), mas na verdade definimos nossa sonoridade mesmo foi no "Na Trilha Do Homem de Bem" (2006), de lá pra cá voltamos a fazer o que fazemos melhor, rock pesado influenciado por metal e hardcore e com uma dose extra de groove.

Em setembro acontece a tour européia com pelo menos 15 shows em 9 países. Qual a expectativa de tocar em terras onde o Thrash Metal é tão forte, como Alemanha e Bélgica?
Marco: A expectatiiva é a melhor possível! Estamos realizando um sonho que já tínhamos a algum tempo e vimos que essa era a hora certa para apostar todas as nossas fichas nisso. Viemos trabalhando forte nos últimos meses, junto com a Som do Darma que faz nossa assessoria de imprensa e empresariamento, e aqui estamos, prestes a sair pra nosso primeiro rolê na Europa. Estamos ensaiando bastante e nos preparando fisicamente e psicologicamente para chegar no Velho Continente, dar o nosso melhor e representar o Triângulo Mineiro da melhor forma possível. Passaremos por países muito diferentes como Polônia, República Tcheca, Alemanha, Holanda, Portugal, Espanha, Suíça...vai ser muito foda!

O que a galera pode esperar da Uganga no Festival Goma, dia 27/08?
Marco: Tocaremos no Festival Goma na sexta e em Araguari no domingo. Em ambos os shows o que as pessoas podem esperar é um show matador para que possamos embarcar para a Europa com um show de despedida de responsa. Falando exclusivamente do show de Uberlândia, será um show rápido, pesado, agressivo e com direito a um cover bem inesperado de 2 grandes nomes do metal mineiro. Com certeza vai ser um puta evento e o UGANGA estará dando o seu melhor para deixar a noite ainda mais agradável, e BARULHENTA!

Não deixem de conferir nosso fotolog ou myspace pra ficar por dentro de todas as datas da tour européia e demais infos sobre a banda.

www.myspace.com/uganga
www.fotolog.net/u_ganga

Curtiu esse post?

1 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates