MIU Entrevista: Black Broder


Durante o 3º Festival Goma pudemos conferir algumas oficinas e debates. Dentre os destaques estava a oficina de Street Art, ministrada pelo Dj Yuga de Belo Horizonte, que também integra a banda Black Sonora.

Infelizmente a oficina não rolou, mas eu conversei com ele para saber um pouco mais do projeto Black Broder que oferece essa atividade super bacana!!! Confira na íntegra.

Maurinho, Thiagão e Yuga. Os dj´s do Black Broder e idealizadores do projeto.
(Fotos retiradas do blog oficial)

A oficina Street Art não rolou, mas me fala um pouco sobre ela. Você a ministra a muito tempo?

O tempo apertou a chegada de viagem e a passagem de som... fiquei até triste, viu?!?!? Tava empolgado de ministrar esta oficina. Tem poucou tempo, na realidade só ministrei uma pelo programa Música Minas em Três Pontas, e foi uma experiência bem legal, ainda mais que trabalhei com adolescentes, a maioria me chamando de Tio... rá, mas foi bem gratificante. (http://blacksonora.blogspot.com/2010/04/oficina-de-street-art-pelo-programa.html)

O Black Broder nasce em 2009 unindo estilos diferentes e únicos. Além da paixão por música e da vontade de fazer algo pelo cenário, o que levou você, junto com os dj´s Maurinho e Thiagão a dar início ao projeto?

Então... a gente já se conhece desde a época do Mundo Negro, que foi uma festa que marcou história nas noites Belorizontinas no final dos anos 1990 início dos 2000. Quando acabou, 2003/2004, ficou um hiáto muito grande de festas de Black Music na cidade, a gente tava sentindo falta dessa pegada, foi aí que num buteco tomando umas brejas, surge a idéia de fazer uma festa Black nova na cidade, que pudesse juntar não só ritmos, mas amigos e parceiros que estavam na mesma vibe.

Como ele funciona?

Bom... a idéia é black music, brodagem, blaxploitation e diversão. Começamos com o projeto semanal no Cineclube Unibanco Savassi sempre com convidados especiais, DJs, MCs, Pocket Shows, Dançarinos de Soul e exibição de filmes Blaxploitation, aproveitamos o telão do cinema para criar um clima bacana.

Já este ano começamos a fazer a festa mensal, para dar mais tempo de fazer uma produça legal e não ficar cansativo tanto para nós quanto para o público. Isso fez o projeto ser intinerante, fizemos em várias casas legais da cidade como A Obra, Studio Bar, Utópica Marcenaria, Velvet Club, Ziriguidun e a festa de 1 Ano no Music Hall. Sempre com nossos "broders" de convidado.

Neste 1 ano passaram vários "broders" pelo projeto como Buguinha DUB, DJ Renato da Mata (Jr. Black/PE), Black Sonora, Eddie (PE), Zimun, DJs Magno (Baile da Saudade), DJs Fausto, Deivid e Alex C (Funk-se), DJ Roger Dee (Duelo de MCs), DJ Anônimo (Sambacana Groove), Alta Fidelidade Crew, DJ Roger Moore, DJ MBgroove (Vinil é Arte/BH), Deco Lima & O Combinado, MCs Cubanito, Matéria Prima, Gurila Mangani, Dokttor Bhu & Shabê... e ainda tem mais "broders" que já estão na agulha para os próximos.

Me fala um pouco da seleta BlaxTape, que rolou pra celebrar 1 ano do projeto.

Cara... essa seleta foi um tesão de fazer... rs, sou fã de filmes Blaxploitation, talvez pela trilha sonora que são Classe A, mas também só neguim #cascagrossa tipo James Brown, Isaac Hayes, Marvin Gaye, Quincy Jones, Lalo Schifrin, Curtis Mayfield.. aí foi fácil, na realidade, foi F* ter que fazer uma seleta porque ficou muito som de fora, mas o bom que vai ter BlaxTape Vol. 2.. rs

Como está a agenda de vocês e como tem sido o feedback do público em relação ao projeto?


Este mês de setembro vamos abrir o show da Lauryn Hill no Chevrolet Hall, em outubro vamos fazer uma noite em homenagem ao Fela Kuti com a banda Mamour Bá & Conexão Tribal no Studio Bar. E tem a agenda individual dos DJs.

Cara... estamos muito empolgados neste 1 ano com o nosso público, todas as festas cheias, a galera acompanha o blog, participa, comenta, ajuda a divulgar os eventos, essa é a melhor resposta que temos.

Curtiu esse post?

1 comentários:

DJ Yuga disse...

Salve Jamile!

Excelente maravilha esta entrevista... valeu pela vibe.

#tamojunto

Yuga

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates