22o. Festival de Dança do Triângulo vai até terça-feira


Começa nesta quarta-feira, 27 de outubro, o 22o. Festival de Dança do Triângulo que, neste ano, traz o Corpo Negro e Suas Identidades como foco central. Até o dia 2 de novembro, uma série de espetáculos, cursos, palestras e mostras temáticas acontecem no ginásio sabiazinho e em toda cidade. A partir do tema Matrizes e Reverberações, o festival trata das matrizes afrodescendentes e suas relações com a dança no fazer contemporâneo.

Balé Folclórico da Bahia é uma das atrações do festival. (foto: divulgação)

Confira a programação completa:

27/10

19h – Lançamento | Missa Campal Ritual Afro
Pe. Geraldo Martins da Mota : Padre Prego| Paracatu-MG
Pça. Rui Barbosa | Igreja Nossa Senhora do Rosário

20h – Cia Baobá de Danças |Minas
Fragmentos dos espetáculos Ancestralidade – Herança do Corpo e Quebrando o Silêncio
Direção geral e coreografia: Júnia Bertolino
Pça. Rui Barbosa | Igreja Nossa Senhora do Rosário

20h30 – Balé Folclórico da Bahia
Samba de Roda e Capoeira | Fragmentos do espetáculo Bahia de Todas as Cores
Direção Geral: Walson Botelho
Direção Artística: José Carlos Arandiba
Pça. Rui Barbosa | Igreja Nossa Senhora do Rosário

21h – Roda Livre de Capoeira
Abadá Capoeira | Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira|
Instrutor Sardinha Capoeira Angola Malta Nagoa
Professor Foguinho

22h – Sessão Maldita
O Samba do Crioulo Doido
Criação, direção, interpretação, cenário e figurino: Luiz de Abreu Teatro Rondon Pacheco

DIA 28/10/10- QUINTA -FEIRA

14H- CONFERÊNCIA DE ABERTURA- RUI MOREIRA- B.H. E MR. LONGA FO
Rui Moreira é bailarino, coreógrafo e investigador cultural. Sua trajetória profissional é destacada por sua marcante participação no Grupo Corpo e pela criação da Companhia SeráQuê onde, desde 1993, desenvolve projetos de sensibilização artística e criação de espetáculos tendo como mote principal as culturas populares do Brasil. Mr. Longa Fo -Depois de obter seu diploma no teatro, em 1976, obteve dois certificados na área teatral na Universidade Nacional do seu país, em 1978, antes de ser enviado pelo governo para Senegal, no Centro Pan Africano de pesquisa sobre performances e artes interpretativas (Mudra Afrique), onde conheceu Germaine Acogny que era Professora e Diretora Artística da Mudra Afrique. Hoje, está ensinando teatro e dança no Instituto Nacional de Artes Cênicas (a nível universitário) em seu país, onde é Chefe do Departamento de Dança e da Célula de Dança do Centro de Pesquisa do seu Instituto. Além disso, no momento está preparando uma tese para defesa oral sobre literatura africana na Universidade Nacional de Pedagogia no seu país, e terminando um livro sobre dança africana, Dança Africana: Origens, Problemáticas e Perspectivas. Desde 2001, Mr. Longa Fo ensina, e também assiste (auxilia) Germaine Acogny em suas tarefas como professora, além de atuar como coreógrafo e diretor artístico da Ecole de Sables e da Cia Jant-Bi.
70 VAGAS
LOCAL: SALA ROBERTO RESENDE – OFICINA CULTURAL

DIA 29/10/10- SEXTA-FEIRA

9h- FÓRUM PEDAGÓGICO INFANTIL- SILVIA ROSENBAUM- S.P.
Sílvia Rosenbaum estudou e trabalhou com Ruth Rachou, Renée Gumiel, Juliana Carneiro da Cunha, Célia Gouveia, Sonia Mota, Graciela Figueroa ,Ivaldo Bertazzo, e Klauss Vianna. Atuou como bailarina do grupo Coringa no Rio de Janeiro sob a direção de Graciela Figueroa. 1984 Fundou o grupo de dança Tesouro da Juventude, onde atuou como bailarina e coreógrafa. O Grupo foi considerado precursor da dança contemporânea no Brasil .Trabalhou no Departamento de Artes Cênicas do Centro Cultural São Paulo ,como programadora de dança. Sua experiência internacional inclui a participação na companhia moderna Discovery Dance Group em Houston Texas .A partir de 2000, passou a desenvolver com André Trindade projetos de reeducação corporal infantil em diversas escolas de São Paulo, incluindo projetos coreográficos.
70 VAGAS
LOCAL: SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

EIXO 1 – Recorrências e Tradição
Tem como objetivo identificar o corpo africano e seus desdobramentos, buscando para tanto a compreensão de conceitos chaves como: Matrizes Estéticas, Etnicidade e Tradições Africanas, como elementos de permanência e resistência no contexto cultural brasileiro.

14h- PALESTRA – Recorrências e Tradição
RENATA LIMA – UFG Professora , Doutora da Universidade Federal de Goiás, onde trabalha na implementação do Curso de Licenciatura em Dança . É bacharel em Dança, Mestre e Doutora em Artes pela Unicamp.
90 VAGAS
LOCAL- SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

DIA 30/10/10- SÁBADO

9h COMUNICAÇÃO DE PESQUISA
70 vagas
LOCAL – SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

EIXO 2 – Deslocamentos e Processos Ocupacionais
O foco é mapear a presença do corpo e da cultura negra dialogando com elementos da cidade moderna, tendo como referência os centros urbanos, estruturas ocupacionais, processos de imigração e circuitos artísticos de periferia.

14h-PALESTRA -Deslocamentos e Processos Ocupacionais
LUIS FERRON
70 VAGAS
LOCAL- SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

16h- WORKSHOP: A DANÇA DO MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
LUIS FERRON O workshop busca provocar a reflexão através de novas experiências estéticas, além de promover o conhecimento sobre os elementos intrínsecos e históricos da Dança do Mestre Sala e Porta Bandeira e difundir novas possibilidades de estéticas em dança.
30 VAGAS LOCAL- SALA A4- OFICINA CULTURA
Público alvo: interessados acima de 14 anos
INSCRIÇÕES: de 25 a 30/10/10 – das 13 às 18h – Oficina Cultural

DIA- 31/10/10 DOMINGO

9h- FÓRUM PEDAGÓGICO
SIGRID NORA
Pesquisadora , coreógrafa ,e professora. Doutora(2005) e Mestre(2001) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Integrou o Conselho Nacional de Incentivo a Cultura/ MinC(2006 a 2008).Criou e dirigiu a Cia Municipal e a Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul .Foi Bailarina e diretora do Grupo Raízes(RS).Atualmente é docente na Universidade de Caxias do Sul onde coordena o programa Ciências e Artes do Corpo. Organizadora da coleção HÙMUS e do livro Raízes.

ARILTON ASSUNÇÃO
Bailarino clássico formado pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Foi solista da companhia Blow Up, da cidade de Salto – SP, com direção de Mariza Gil. Dançou no Corpo de Baile da cidade de Salto, com direção de Ismael Guiser e Daniel Luppo.Integrou no elenco experimental do Balé Stagium por 2 anos, tendo aulas com Ricardo Ardones, Luiz Arrieta, Décio Otero, Márica Gidale. Acumula diversos prêmios de melhor bailarino e coreógrafo.

ERNESTO GADELHA
Bailarino profissional com atuação em cias nacionais e internacionais . Formado em pedagogia da dança (Colômbia/Alemanha) com pós graduação em dança contemporânea em Folkwang Hochschule( Essen/Alemanha).Professor de dança clássica com atuação em vários países. Programador , diretor artístico de vários festivais , entre quais :Bienal Internacional de Dança do Ceará(1999,2001,2003,2005,2009), Festival Internacional de dança de Recife (2006/2007).Coordena a Escola Pública de Dança da Vila das Artes.
70 vagas LOCAL- SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

EIXO 3 – Interferências na Produção Contemporânea
Objetiva identificar na produção da dança da atualidade processos como: interferências, hibridismos, miscigenação, contribuições e intercâmbios das Matrizes Afro-descendentes na construção das varias tendências da Dança, com vistas aos criadores, coreógrafos e intérpretes independentes de sua filiação estética.

14h- PALESTRA- Interferências na Produção Contemporânea
LUIZ DE ABREU
Luiz de Abreu é natural de Araguari, onde trava seu primeiro contato com a dança nos terreiros de Umbanda. Inicia seus estudos em dança em Uberlândia e muda-se para Belo Horizonte, onde trabalha em várias companhias. Em meados dos anos 90, chega a São Paulo, onde começa sua carreira solo. Apresenta-se na França, Alemanha, Portugal, Croácia, Cuba, Espanha, Inglaterra, África – Mali e em todos os festivais de dança contemporânea do Brasil. Atualmente mora entre São Paulo e Salvador, aprofundando suas investigações a respeito do “corpo negro”.
70 vagas LOCAL- SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

16H- OFICINA DANÇA MODERNA AFRICANA
MR. LONGA FO
A técnica de Germaine Acogny foi inspirada, além das especificidades dos países africanos, nos movimentos comuns e estéticos (animais, humanos e vida ecológica), tais como os movimento de pulsação e tremulação, dentre outros.
30 vagas Público alvo: bailarinos acima de 15 anos
LOCAL- SALA A4- OFICINA CULTURAL INSCRIÇÕES: 25a 30/10/10 – das 13 às 18 h- Oficina Cultural

DIA – 01/11/10- SEGUNDA

9h- FÓRUM PEDAGÓGICO
SIGRID NORA ARILTON ASSUNÇÃO ERNESTO GADELHA
LOCAL- SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

14h- MESA REDONDA- Matrizes e Reverberações
PROF. GUIMES
Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia. Contra-Mestre de Capoeira Angola e pesquisador da diáspora negra através da capoeira angola reinventando a memória nas terras brasileiras e a ocupação dos espaços, fortalecendo e descobrindo identidades em projetos sócio-raciais entrelaçando as linguagens da surdez, da cegueira, da periferia. Fundador do Instituto de Educação e Cultura Gunga. ANTONIO JÚNIOR Mestrando na área de teatro: pesquisa em dança afro-brasileira com ênfase na dança dos Orixás, Universidade Federal de Uberlândia( UFU). Especialista em interpretação teatral com ênfase em antropologia teatral. Graduado e pós-graduado em filosofia( UFU). Especialista na área de ética e filosofia política, com ênfase em filosofia política contemporânea e teatro político. Ator e dançarino, além de pesquisador prático-teórico dos seguintes temas:cultura e danças brasileiras, filosofia social / estética. SIDNEY SANTOS Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia e com especialização em Ciência da Religião pela Faculdade Católica de Uberlândia . Dançarino há 26 anos, desde 1994, no estilo Afro. Integrante por 10 anos do Grupo Cultural de Dança Afro da UFU como dançarino, nos quais, em 6 deles, participou como coreógrafo e coordenador do projeto na Faculdade de Educação Física da UFU. Participante de festivais de dança tanto de Uberlândia como de outras cidades como Uberaba-MG, Teresópolis-RJ, Grajaú-RJ. Participou, apresentando-se e ministrando oficinas teóricas e práticas de dança afro em congressos, encontros estudantis e profissionais tanto em Uberlândia como Salvador -BA, Maringá-PR, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, João Pessoa-PB. Participa como dançarino e diretor coreográfico da CIA. WULTOS DE DANÇA, de Uberlândia desde 2009, apresentando-se na cidade e região.
70 vagas
LOCAL: SALA ROBERTO RESENDE

16h- OFICINA DANÇA MODERNA
MR. LONGA FO
30 vagas
Público alvo: bailarinos acima de 15 anos
LOCAL - SALA A4- OFICINA CULTURAL

DIA – 02/11/10- TERÇA

9h- FÓRUM PEDAGÓGICO
SIGRID NORA ARILTON ASSUNÇÃO ERNESTO GADELHA
70 vagas
LOCAL: SALA ROBERTO RESENDE- OFICINA CULTURAL

16h OFICINA DANÇA MODERNA
MR. LONGA FO
30 vagas
Público alvo: bailarinos acima de 15 anos
LOCAL: SALA A4 - OFICINA CULTURAL


Curtiu esse post?

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates