III Congresso Fora do Eixo: impressões


Domingo: credenciamento no Goma. Rua cheia, muito batuque e dança, era dia de congado. A movimentação de gente chegando de várias partes do país para o congresso já era grande.
 
Goma - Foto por Tássio Lopes 

Ficamos por ali mesmo, conversando e falando sobre nossas expectativas para o III Congresso Fora do Eixo - primeiro, no meu caso - e o Jambolada, que acontece no fim de semana.

Segunda: primeiro dia de congresso, que acontece na UFU, ainda chegavam congressistas de várias partes do país, já preparados para encarar um dia inteiro de palestras e apresentações. Primeiro foi apresentado o balanço do circuito Fora do Eixo 2010, quando pude conhecer melhor o que já havia sido feito do começo de tudo até agora, e ter a noção do quanto o Circuito FDE é grande e articulado.

Anfiteatreo bloco 3Q - Foto por Tássio Lopes

As expectativas para os próximos dias são grandes, todos parecem esperar uma semana produtiva e impulsionadora, na qual todos ganharão mais experiência e motivação para seguir com seus trabalhos e contribuir cada vez mais com o crescimento do Circuito Fora do Eixo.

Teça: Em pleno feriado e com o campus da UFU só pra gente, o dia começa com o tema sustentabilidade. Na parte da manhã aconteceu uma mesa de debate com Ganiel Tygel e Cláudio Prado, falando a respeito de economia solidária, sustentabilidade e cultura. Já na parte da tarde, aconteceram os GDs (grupos de discussão) que, a partir de questionamentos lançados por Pablo Capilé, tiveram como tema a organização dos coletivos e a relação deles com o Circuito FDE.

Depois de uma apresentação do Palco Fora do Eixo, rolaram os grupos de trabalho, que, divididos em temas, continuariam as discussões.

Quarta: Quarta de manhã, faculdade lotada. O dia começa com a mesa de debate composta por Rômulo Avelar, Luciana Sales e Kuru Lima, com mediação de Talles Lopes (Goma). Os assuntos principais eram associativismo, mercado e circulação, sem que os assuntos sustentabilidade e planejamento ficassem de lado.

Centro de convivência - Foto por Pablo Capilé

O congresso continua até sábado, a maioria dos participantes, que vêm de fora, ficarão para o Festival Jambolada, muitos com a intenção não só de curtir, mas também de colaborar com a cobertura do festival, o que fará dessa uma experiência ainda mais proveitosa para todos nós.

Curtiu esse post?

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates