Diário de um Palhaço


E quem foi o primeiro palhaço no Brasil ?! Apresento a vocês o Palhaço Chicarrão!!
Palhaço Chicarrão (José Carlos Queirolo - 1889- 1982)

José Carlos Queirolo nasceu em 1889, em Bagé- RS. Sua família já era famosa no circo, já haviam rodado o mundo conhecidos por seus números de acrobacias e pirâmides humanas. Se fixaram em nosso país em 1910 e
apresentavam-se na fronteira, naquela cidade em que um lado da rua é Brasil – a cidade de Livramento e do outro é Uruguai – a cidade de Rivera.

Através de seus estudos, preconizou a figura do Palhaço Excêntrico no cenário circense nacional. Segundo registros do acervo histórico do Jornal Folha de São Paulo, o mestre Chicharrão foi o primeiro palhaço brasileiro a apresentar um estudo técnico deste personagem no mundo das artes, precisamente em São Paulo no ano de 1927. Tornou-se, pois, mestre e líder. Realizou durante longos anos suas pesquisas sobre o palhaço e o riso proveniente das fantasias do público.

Sua indumentária era composta de um jaquetão maior do que o seu tamanho, bem exagerado, sapatos nº 84, bico largo e sua desproporcional bengala que o acompanhou durante anos. Usava chapéu coco preto. Sua maquiagem expressava a alegria do picadeiro.
(Trechos retirados de artigo encontrado no site de Pesquisa do Instituto de Artes da Unicamp)

Diário de um palhaço- Segundo dia
(09/11/10)

É, hoje o dia foi um pouco mais solitário, grande parte dos aspirantes a Palhaço não continuaram sua jornada, mas a vida continua e nós estávamos lá, firmes, ou quase, fortes, mais ou menos, mas estávamos lá, de corpo e alma e nariz vermelho em punhos ou na cara em alguns momentos. O aquecimento sempre é complicado, crianças sempre se dão bem, ou melhor, a criança, Gabriel o cara do machucado no pé e o primeiro, sempre. Senti a falta de algumas pessoas, elas iam se divertir muito, Ces't la vie.
A generala estava mais tranqüila, usou pouco sua temida arma, mas não escapei de levar uma mata moscada por um humilde atraso de quase 40 minutos. Hoje foi um dia menos complicado, ontem pela noite após escrever, comecei a me despir, de uma forma diferente, e quando cheguei na oficina estava completamente nú, mais eu do que antes, talvez até mais consciente de mim. Acho que todos deveriam experimentar uma oficina de Clown um dia, é revelador, nossas limitações tolas, nossos medos infantis, nossa necessidade de ser bom, tudo aflora de uma forma assustadora. Não existem construção, tenho aprendido a me desconstruir, me diluir em mim mesmo ao ponto de que eu seja puramente vontade. Em breve ele ganhará uma roupa, e um nome, meu nariz vermelho esta bem debaixo do meu travesseiro pra me ajudar a pensar. Até breve...

Artur Ayroso


Tem dias em que acordamos e já sabemos que o que vem pela frente não será bom. Hoje meu dia foi assim... de cama. Fiquei dodói e tive que interromper minha jornada "palhacística". Confesso que meu pensamento ficou vagando por lá o dia todo, escutando as risadas e imaginando como todos estariam se divertindo. Hoje retomo minha jornada e continuo contando tudo a vocês !

Jamile Salomão

Curtiu esse post?

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates