Pela liberdade de informação


Antes da internet havia uma relação muito estreita entre as midias físicas e as midias de massa. O disco de vinil e o CD são midias fisicas, as rádios e as tvs abertas, midias de massa. Uma midia é o meio pelo qual se pode armazenar e transmitir um determinado tipo de informação e consequentemente um meio pelo qual se pode também emitir opinião.

Um disco de vinil ou CD, assim como as rádios, armazenam e transportam informações sonoras, as tvs e as midias físicas de DVD, informações audio visuais. A grande diferença entra a midia física e a midia de massa é que a midia fisica, obviamente por ser fisica é individual e para se ter acesso a ela é preciso comprá-la, sua grande vantagem é que é possível acessar a informação que está contida nela quando quiser, exemplificando, você possui o CD e o aparelho que o reproduz, então quando desejar ouvir a música contida naquele CD basta colocar o CD no aparelho e ouví-lo, podendo escolher as faixas de sua preferência. Agora imagine que você chegasse em casa, quisesse ouvir música, mas só pudesse ouvir aquelas faixas que a sua mãe ou o seu pai tivessem escolhido pra você ouvir?

A rádio é mais ou menos isso, os caras tem um aparelho que reproduz e trasmite música lá do outro lado da cidade e você tem um aparelho que só recebe na sua casa ou no seu carro, mas quem coloca os CDs não é você, é o Dj e é o patrão dele quem escolhe quais músicas irão tocar e quantas vezes irão tocar, e assim ficam martelando aquelas mesmas músicas "as melhores", repetidas um cem número de vezes por dia e depois essas mesmas músicas são tocadas na tv aberta e nos canais de videoclipes nos horários de pico de audiência, independente de sua qualidade musical, além dos canais de notícias de celebridades e revistas que se dedicam a relatar cada detalhe da vida e da carreira destes mesmos artistas que não passam de uma dúzia num universo de milhares existentes.

A grande problemática das midias de massa é que elas tem o poder de atingir um enorme número de pessoas simultaneamente e abusam desse poder para manipular e influenciar a opinião pública, a moda e o mercado, restringindo o acesso a informação, fazendo lavagem cerebral para defender os interesses particulares dos grupos que são donos delas.

Dentro desse contexto, será que podemos dizer que existe liberdade informação? Antes da internet isso era muito mais forte, pois esse era a único meio da população ter acesso a informação, o mecanismo de influência da rádio e televisão, defendendo o interesse das grandes corporações era muito mais eficiente, esse mecanismo representava no final, vendas astronômicas de CDs, DVDs. livros e merchandising e muito lucro, por isso as midias físicas tinham tamanha importância e agora estão caindo, mas isso não quer dizer que nos dias de hoje as mass midias ainda não tenham um grande poder de influência em uma grande da parte população.

Antes da internet, para se ter o direito de escolher a música que se queria ouvir era preciso recorrer a sebos ou ir na casa de um amigo que colecionava vinis ou CDs, com fitas cassetes na mão e fazer copias, com a mp3 isso mudou, foi uma revolução que ampliou muito o acesso a informação, por isso a grande indústria acusa quem compartilha os arquivos mp3 de pirataria, quando isso não é verdade, porque a internet é uma midia que agrega características tanto das midias físicas como das midias de massa, além de servir também como meio de comunicação muito mais barato que o telefone, se paga para ter acesso a internet e buscar a informação que se desejar e se comunicar com os outros internautas, com a internet pela primeira vez houve liberdade de informação, com a internet as grandes corporações viram seus lucros bilionários e o poder de influência das midias de massa que defendem os seus interesses serem ameaçados.



A internet acabou com o monopólio da informação, estamos no meio de uma guerra ideológica, está havendo um grande conflito de interesses no mundo tudo, começou quando apareceu o Napster, que foi o primeiro programa de compartilhamento de arquivos na internet, que não por acaso era de troca de mp3, na época o Napster foi processado e tirado do ar, logo em seguida muitos outros programas e sites que utilizam outros métodos de compartilhamento de arquivos apareceram e continuaram sendo combatidos pela grande indústria, hoje o conflito continua e está cada vez maior, a indústria está fechando o cerco em alguns países que defendem os seus interesses, mas surgem também cada vez mais sites e novos métodos de compartilhamento de informação junto com o desenvolvimento de novas midias sociais e sites de relacionamento.

Os sites de torrent foram banidos dos Estados Unidos, mas o Pirate Bay é hospedado na Suécia pelo Partido Pirata, um partido novo que defende a liberdade de informação como direito universal, argumentando que a lei de copyright foi criada para restringir o acesso a informação, que o direito a informação deve estar na base dos direitos humanos. Isso é uma coisa nova. Pessoas lutando pelo direito a liberdade de informação, muitas pessoas num passado recente lutaram pelo direito de liberdade de expressão, contra a ditadura, contra o autoritarismo que dominava os governos tanto de direita como de esquerda no mundo inteiro, as ditaduras matavam e prendiam pessoas acusando-as de subversão e traição e agora as grandes corporações prendem e calam as pessoas acusando-as de pirataria.

Muitas pessoas viviam na ditadura e achavam que era natural não haver liberdade de expressão, até que algumas começaram a perceber que havia alguma coisa errada ali e resolveram lutar. Antes da internet a maioria das pessoas achava natural não haver liberdade de informação, nossa geração deve lutar por ela.

Curtiu esse post?

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates