E o palhaço o que é ?!



" Traçar a história do palhaço é contar como o circo nasceu, a arte de espetáculo e entretenimento mais antiga que existe no mundo [.
..] o palhaço vem da antiga função que tinha o bobo da corte de fazer o Rei se divertir. O bobo da corte surgiu há mais de 2.500 anos antes de Cristo e de acordo com o Ministério dos palhaços foi durante a Dinastia do Faraó Dadkeri-Assi que o bobo da corte começou suas primeiras atividades como profissão.

A Comédia Del Arte, que surgiu na Europa na Itália no século XVI, acabou por utilizar o modelo do bobo da corte, para criar seus espetáculos. Máscaras divertidas e diferentes, roupas largas e sapatos engraçados foram as características mais marcantes das comédias produzidas por esses grupos de teatro. Além das típicas piadas criadas para divertir o público, com uma pitada de sarcasmo e até romantismo.

A fusão entre o bobo da corte, os atores da Comédia Del Arte e o Circo, acabou dando origem ao palhaço que conhecemos hoje. Sua história é um misto de criatividade, evolução e mudanças. "


Dos dias 08/11 ao dia 11/11 acontece na Associação de Teatro de Uberlândia (ATU) a Oficina de Palhaço com Maria Cláudia Lopes, e eu e o Tuty (Artur Ayroso) resolvemos embarcar no mundo mágico dos Clowns e contar em detalhes pra vocês toda a nossa vivência!


Diário de um Palhaço – Primeiro dia

Ainda não posso me afirmar um palhaço ou Clown, como muitos chamam, posso dizer que comecei minha caminhada para a descoberta desse ser em mim, mas comecei meio torto, esperava uma construção, criar um personagem, interpretar alguém que não fosse eu, me distanciar de mim, senti calafrios quando descobri que o Clown é mais eu do que eu mesmo possa ser. Não precisava interpretar nem tentar ser engraçado, do contrário, precisava ser eu mesmo, com um detalhe a mais, um belo e discreto nariz vermelho. Nunca pensei que ser eu fosse tão difícil.

A oficina tem um general, ou melhor, uma generala, afinal de contas fazer palhaçada esta me parecendo algo mais sério do que eu imaginava, a grande arma dessa generala é o assustador mata moscas, sim, um mata moscas, desses que tem na cozinha da casa da vovó, e muitos apanharam com ele hoje, ainda mais quando Seu Jack não mandava e agente fazia, parece brincadeira de criança, mas é algo muito sério, tem que ter muita atenção, respeito as crianças que são boas nisso.

Esse primeiro dia foi incrível, risadas lágrimas e certa apreensão de minha parte, ainda estou meio inseguro, ser Clown é se despir, de uma forma profunda e encantadora, tenho minhas dúvidas de minha capacidade de me expor dessa forma. Dançar dança do ventre e interpretar dois personagens de uma cena de horror em alemão e ainda ser encantador é muito difícil.

Até amanhã!

Tuty


Já estou nesse universo do Teatro há algum tempo e sempre tive muita vontade de conhecer mais a fundo o universo dos Palhaços, ou Clowns. Interessante como a simplicidade e a pureza desses personagens nos encantam e nos tocam a fundo.

Nesse primeiro dia de oficina tive meu primeiro contato. Despir-me para todos, no bom sentido da palavra (rs), deixando todas as minhas fragilidades e inseguranças a mostra. A unica ferramenta de proteção que eu tinha era um bonito nariz vermelho (que dificultava muito minha respiração por sinal). Sentada numa cadeira, todos olhando pra mim e eu sem poder fazer nada. Nessa hora a vontade de fazer alguma gracinha é bem para proteção mesmo, mas eu me deixo o mais natural possível, e os risos começam a surgir.

Que delícia essa sensação de fazer bem ao outro!!! É incômodo porém a vontade de não sair daquele palco nunquinha é a que domina, e ali eu permaneço até me mandarem embora.

E hoje tem mais .... Adelante !

Jamile Salomão



Curtiu esse post?

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates