MIU Indica: Zeitgeist


"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente" (Citação que dá início à primeira parte de Zeitgeist Addendum)

Zeitgeist é um documentário produzido pelo diretor e ativista estadunidense Peter Joseph, e foi disponibilizado gratuitamente na internet em 2007, abordando temas polêmicos e dividido em três partes, cada uma dedicada a um tema – Jesus e o cristianismo, 11 de setembro e Reserva Federal dos EUA. No ano seguinte, também grátis na internet, saiu o Zeitgeist Addendum, estruturado de uma forma um pouco diferente. Também dividido em partes, abordava vários assuntos em cada uma, sendo que essas eram relacionadas entre si, não desconexas como no primeiro. Aqui, ao invés de discutir apenas fatos passados, há a apresentação de propostas e a criação do Zeitgeist Movement, que tornou-se necessário, imagino, após a repercussão atingida pelo filme. O Projeto Vênus é o ponto principal da discussão, no qual culminam inclusive os temas abordados no filme anterior, mas agora relacionados tanto à proposta do projeto quanto aos fatos que levaram à sua criação.
Assisti o primeiro filme há um tempo e, por mais que não se possa julgar verdade absoluta tudo o que é exposto no filme (li um artigo de crítica à primeira parte do primeiro Zeitgeist apontando erros na menção de alguns mitos e fatos), achei interessante a forma como tudo foi abordado e, claro, o que foi abordado. Normalmente formamos algumas opiniões e defendemos algumas coisas sem muito embasamento teórico para tanto. O documentário serve como fonte e enriqueceu minha argumentação a respeito dos assuntos. Não que tenha acreditado cegamente em tudo o que é dito, mas concordo com bastante coisa. Principalmente a parte do atentado de 11 de setembro.
Nesse segundo filme tudo faz muito mais sentido, além de trazer a apresentação de um projeto de sociedade sustentável que não tinha dimensão e nem imaginava já ter sido idealizado. Por mais que o segundo faça sentido por si só, recomendo que quem for assistir veja o primeiro antes. A questão da Reserva Federal estadunidense é muito abordada nesse segundo filme, e o conteúdo das outras duas partes também serve de argumento em alguns momentos. Para não prolongar muito este texto registrando as minhas impressões de cada um dos filmes, sugiro que assistam. Não precisa ser crítico e revoltado eterno, pode ser conservador e contrário a qualquer uma dessas propostas, mas, mais do que apontar erros e fazer propostas, documentários como esse são excelentes exercícios de consciência e de capacidade de raciocínio, visto que é preciso bastante fôlego para processar tanta informação. São duas horas de bombardeio ideológico, não da forma alienante, mas de forma detalhada e compreensível. Outra questão que faz esse segundo documentário merecer tanta atenção é a sua aparente isenção de ideologias prontas. Não temos aqui um documentário de esquerda ou direita, mas uma visão ampla de falhas em todos os sistemas econômicos e políticos já implantados até hoje.
Ao redor do mundo pessoas se reúnem para discutir o movimento Zeitgeist, incentivado pela própria produção e organização dos filmes. Não me considero uma pessoa engajada ao ponto de já fazer qualquer coisa em prol das ideias do movimento, mas acho que essa é uma ideia que deve ser passada. E melhor do que relatar passo a passo o que há de interessante e merecedor de atenção em cada um dos filmes, prefiro sugerir que assistam e tirem suas próprias conclusões. E o interessante é que, não como outros documentários desse estilo, que acabam caindo no esquecimento, este, por ser pautado na divulgação na internet e até por ser recente, segue se renovando, trazendo mais ideias.
Em janeiro de 2011 estreará o terceiro Zeitgeist, dessa vez com o subtítulo Moving Forward (não vi tradução ainda). O tema será basicamente o do segundo filme, ainda seguindo as ideias do Projeto Vênus, aprofundando ainda mais a ideologia da economia baseada em recursos.

                        Trailer de Zeitgeist: Moving Forward
                      

Links
Site oficial
Zeitgeist: O Filme (legendas em pt/BR)
Zeitgeist Addendum (legendas em pt/BR)
Zeitgeist Movement

Curtiu esse post?

1 comentários:

Schwartz disse...

ué, se os caras propõem uma sociedade baseada na utilização de recursos naturais e tecnológicos e a destruição do sistema monetário, por que pedem dinheiro? não seria mais consonante com a ideologia do projeto solicitar a doação de matérias... primas, conhecimento técnico-científico, mão-de-obra voluntária etc? mais vendilhões de sonhos. a clientela parece inesgotável.

conta outra. mas conta direito.

Postar um comentário

Copyright © MIU - Blogger Theme by BloggerThemes - Blogger templates